Você sabe a diferença entre whisky, whiskey e uísque?

Por . em 30/04/2020

Você já deve ter notado que algumas pessoas escrevem whisky diferente das outras e provavelmente ficou se perguntando qual a diferença ou qual a forma correta de escrever a palavra, não é mesmo? Devo lhe informar que você não terá mais essas dúvidas por muito tempo, pois, nesse post vamos explicar essa diferença.

O fato é que todas as três nomenclaturas estão corretas e se tratam do mesmo destilado, porém, as variações no nome da bebida dizem sobre a maneira como cada produtor resolveu distinguir o seu destilado.

Uísque:

Além dessas três palavras você ja deve ter percebido outras palavras que são escritas de formas diferentes, algumas delas são bem comuns, como a diferença de “cocktail” e “coquetel” e outras que são menos usadas, como “vodka” e “vodca”. Nesses exemplos, nenhuma das formas é errada, pois elas se tratam simplesmente da maneira “aportuguesada” de falar certas palavras estrangeiras. Esse é o mesmo efeito que acontece com o “uísque”, pois é natural para uma língua encontrar maneiras de facilitar a escrita de palavras estrangeiras.

Whisky ou Whiskey:

Existe uma certa rivalidade entre os escoceses e os irlandeses quando se trata da bebida. Pois não se sabe ao certo onde o uísque surgiu, com algumas fontes apontando para a Irlanda e outras para a Escócia. Como os irlandeses escrevem “whiskey” e os escoceses escrevem “whisky”, os escoceses costumam brincar que o “e” no nome da bebida pertence aos irlandeses, mas o sabor é dos escoceses.

Como o uísque surgiu desses dois países, os diferentes lugares do mundo que receberam seus imigrantes, adotaram a escrita dos países de origem. Por isso, os Estados Unidos escrevem “whiskey”, por influência dos imigrantes irlandeses, enquanto países como Canadá e Japão escrevem “whisky”, devido à influência escocesa.

Independente de como cada um gosta de ser chamado, se whisky ou whiskey, o mais interessante é como cada bebida tem a sua característica exclusiva de cada país, que nos proporciona a cada gole uma experiência diferente.

Afinal qual você prefere, o whiskey Irlandês ou o whisky Escocês? Seja qual for sua resposta, você encontra na Imigrantes Bebidas!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas