Whisky envelhece na garrafa?

Por . em 12/12/2019

Para quem achou que guardar o whisky por mais tempo na garrafa faz com ele envelheça, sentimos muito em te dizer, mas esse ato não interfere no envelhecimento do Whisky.

O envelhecimento da bebida só acontece quando o líquido entra em contato com barris de carvalho, onde aprimora seus sabores e aromas. Isto acontece porque, diferente de vinho e alguns tipos especiais de cerveja, o envelhecimento do destilado só acontece quando o líquido está em contato com a madeira. A partir do momento em que ele é engarrafado, seu envelhecimento termina. Ou seja, aquele whisky engarrafado nos anos 90 parou de envelhecer, nos anos 90!

Mas por que carvalho?

Pelas propriedades físicas, químicas e orgânicas desse tipo de madeira. O carvalho é rígido e compacto possibilitando uma perfeita vedação do barril, e ao mesmo tempo flexível quando aquecido, permitindo a manipulação e confecção de barris de diversos formatos e tamanhos. Durante o processo de envelhecimento, o carvalho ajuda a retirar compostos de enxofre não desejados do whisky, além de fornecer taninos, sabores e aromas, o que dependerá, obviamente, do tipo de carvalho usado.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas